Instagram Shopping: Como Incluir Sua Loja e Vender Pelo App

Em março de 2018, o Instagram nos surpreendeu com sua última atualização: Instagram Shopping. E a pergunta que todos estão fazendo desde então é: Como Incluir minha Loja para vender pelo Instagram?

O Instagram já havia lançado essa ferramenta nos Estados Unidos, dando às empresas a possibilidade de adicionar links para produtos. A boa notícia é que, o aplicativo anunciou que esta função também está disponível no Brasil e nós vamos aprender aqui de forma rápida, como habilitar para incluir a sua loja e facilitar suas vendas.

Aqui embaixo tem um índice rápido, mas a nossa sugestão é que você siga os tópicos um por um e não pule etapas ok? Bora lá!

Como funciona o Instagram Shopping?

Através das novas ferramentas de marcação de produtos e uma nova aba chamada “Comprar” no perfil, seus seguidores poderão descobrir e adquirir seus produtos de forma mais simples. Em outras palavras, você poderá criar links clicáveis nos seus posts que levarão as pessoas diretamente para a página do seu produto na sua loja. Bem legal não é?

Instagram Shopping: Exemplo Arezzo

Imagine por exemplo que você tem uma loja de roupas, e você coloca uma foto de uma modelo usando uma blusa da sua marca

Da mesma forma que você adiciona “tags” com perfis de amigos nas fotos, sua marca pode colocar balões que levam o usuário até a página de compra desses produtos.

Basicamente o procedimento seria, escolha a imagem e rotule até 5 produtos por postagem e até 20 por Slides. (se você usa slides)

Assim, para as empresas, marcar um produto torna-se tão simples quanto marcar uma pessoa em um post e para compradores, evita que eles sempre precisem perguntar o preço de um item, tornando-o não apenas ter as informações, se não, também um link direto para comprar em qualquer lugar do mundo.

Ótimo, certo?

“Agora as pessoas podem ir de inspiração para informação e comprar com apenas alguns cliques, tudo essa é uma maneira orgânica “, diz o texto publicado no blog oficial do Instagram.

Aqui você pode ver como a ferramenta funciona:

Instagram Shopping

Tudo muito legal aqui em cima, mas você está se perguntando

Como começar a usar o Instagram Shopping para a sua loja?

Como já falamos, essa nova funcionalidade de vender diretamente nos seus posts do Instagram já está disponível no Brasil, mas pra começar a usar esta poderosíssima ferramenta que com certeza vai aumentar suas vendas online, é necessário cumprir uma série de requisitos, e logo abaixo vamos falar deles e ensinar tudinho ok?

Requisitos para usar o recurso Instagram Shopping

Para começar a marcar produtos nos seus posts, você precisa necessariamente converter seu perfil para um perfil de empresa (se você ainda fez, passou da hora né?).

Para converter sua conta em um perfil da empresa, você deve ir para as opções da conta e marcar a opção “mudar para conta comercial”. Basicamente você vai sincronizar seu Instagram com sua Fan Page no Facebook.

Depois de ter o perfil da empresa e a última atualização do Instagram, você deve passar pelo processo de aprovação do Instagram.

O primeiro passo para a aprovação é cumprir as políticas comerciais do Facebook e do Instagram.

Essas políticas são basicamente para informar e determinar tudo o que você não pode vender: drogas, produtos ilegais, tabaco, armas, animais, produtos digitais (infelizmente), entre outros.

O próximo requisito é que sua conta do Instagram deve estar associada a um Catálogo do Facebook, que você pode criar no Business Manager. Algumas plataformas de e-commerce como a NuvemShop, Shopify e BigCommerce por exemplo, geram o arquivo do catálogo de forma fácil e rápida para você. Se você utiliza o Woocommerce com WordPress, existe um plugin gratuito que também te ajuda nessa parte.

Uma vez preenchidos os requisitos que falei aí em cima, a sua conta vai passar por uma revisão do time do Instagram liberando ou não que você possa acessar esta função.

Nesta etapa, você vai precisar de um pouquinho de paciência, aguardar ansiosamente a revisão e aprovação da sua conta. Este processo pode levar até mais de 3 dias.

Se sua inscrição for aprovada, você receberá uma notificação do Instagram e poderá ativar a marcação de produtos.

Como fazer a marcação de produtos no Instagram

Depois de ativar o recurso Instagram Shopping, o alerta “Iniciar” aparece na parte superior do seu perfil.

Após pressioná-lo, toque em “Produtos” -> “Continuar” e escolha o catálogo para o qual deseja ir. Use nessa conta e vá em frente.

Em seguida, deve aparecer na opção opções para comprar, se ainda não aparecer, a conta pode ainda estar sob revisão.

Após marcar seus produtos, suas postagens vão ficar mais ou menos como nessa imagem aqui embaixo:

Instagram Shopping: Marcação de Produtos

Recomendações para usar o Instagram Shopping

  • Use o Stories de forma criativa para informar aos seus seguidores que eles já podem fazer compras diretamente nas suas postagens.
  • Aproveite os diferentes formatos de postagem no Instagram; por exemplo, use os slides para colocar peças que combinam com uma determinada roupa ou um “look do dia”.
  • Marque vários produtos em um post, assim você ajuda seu público a explorá-los e procurá-los.
  • Simplifique e melhore a experiência do usuário, se você marcar um produto, verifique se esse é realmente o link para comprar o produto (basicamente, é um check se seu catálogo está correto)

Confira Também: Como Criar Localização No Instagram Para o Seu Negócio Permitindo Realizar Checkin.

Como Habilitar a Guia “Comprar” (Ou “Loja”) no Instagram

Para ativar a guia “Comprar”, você deve ter publicado um mínimo de 9 imagens usando o recurso Instagram Shopping. Então vá para opções de conta e configurar opções de negócios.

A boa notícia é que você pode ir para publicações antigas e marcar produtos.

Você pode encontrar mais informações no Blog Oficial do Instagram.

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