Transformar Seguidores em Clientes

Um dos objetivos base de qualquer negócio, é sempre a obtenção de clientes, certo? Pensando nisso, vamos falar neste artigo sobre como você pode atuar no seu Instagram (ou outra rede social, com adaptações, claro) para transformar seguidores em clientes.

Muitos Seguidores e Nenhuma Venda?

Este é o cenário que percebemos em muitos negócios nas redes sociais, não é exclusividade do Instagram.

Esse é um problema que muitos empreendedores têm porque muitas vezes não sabem criar uma estratégia completa de marketing.

Vamos listar aqui algumas dicas para você elaborar uma boa estratégia no instagram que com certeza vai te ajudar a transformar seus seguidores em clientes, comprando seus produtos e/ou contratando seus serviços.

Qualificar Seus Seguidores (Leads)

Não é porque você tem milhares de seguidores, milhares de curtidas e interações no que você posta, que necessariamente seus seguidores são o que chamamos de “leads quentes”.

Lead Quente é basicamente quem está disposto a comprar de você

Seus seguidores podem ainda estar no “início do relacionamento” com você, visualizando seu conteúdo, acompanhando o que você posta, suas posições sobre determinados assuntos, etc. Então dizemos que esses leads estão “frios”, numa escala de “temperatura de leads”.

Você precisa criar relacionamento com esses seguidores, engajá-los através de interações ativas, conteúdo relevante que de fato agregue valor à vida deles.

As redes sociais de forma geral são como um fluxo de pessoas em uma grande estação de metrô em uma grande metrópole, muitos estão ali pensando nas mais variadas coisas, procurando ou não pelos mais diversos assuntos, e facilmente as atenções se voltam para um ou outro ponto específico, e também facilmente perde-se a atenção naquilo devido à quantidade de pessoas e coisas (conteúdos) interagindo constantemente.

Para transformar seguidores em clientes, você precisa destacar-se na multidão, atrair a atenção de forma construtiva, e isso não é fácil.

Trabalhe para retirar seus seguidores da multidão para aproximar seu negócio deles: crie listas de e-mail, grupos e/ou listas de transmissão no whatsapp, grupos de engajamento no Facebook, enfim, há uma infinidade de formas de você “capturar” os contatos desses seguidores e começar esse relacionamento de forma mais próxima e menos impessoal, use a criatividade.

Com isso, você entrará no conceito de funil de vendas, e seu lead passa para o estágio que chamamos comumente de “lead morno”:

Transformar Seguidores em Clientes - Funil de Vendas
Créditos da Imagem: https://neilpatel.com/br/blog/

Com o Lead Morno, você pode criar conteúdos únicos e específicos para quem faz parte das suas listas, e aumentar o relacionamento com eles, poderá deixá-los entender melhor melhor o que você faz e você também pode ajudá-los tirando dúvidas específicas deles.

A partir daí, você conseguirá fazer ofertas e expor seu trabalho remunerado para estes leads, que estarão muito mais propensos a comprar algo de você, do que antes, quando eram apenas simples seguidores.

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Crie Campanhas Sazonais

Aproveite as sazonalidades como feriados, dia das mães, dia dos namorados, natal, etc para criar campanhas direcionadas e exclusivas.

Somos um país onde temos praticamente em todos os meses do ano alguma sazonalidade para ser aproveitada, então planeje seu ano e suas campanhas com antecedência para tirar proveito disso.

Planeje também campanhas específicas tanto direcionadas para converter seus leads em clientes, quando para quem já é seu cliente na intenção de vender novamente para ele.

Aproveite as dicas que demos acima sobre construir relacionamento, e use também para prover conteúdo “prévio” dessas datas, já preparando a sua base de leads e clientes para a campanha que está por vir.

Crie Ofertas Exclusivas Para Conversão

Já tentou reservar uma passagem aérea que estava em promoção e naquele momento no site da companhia aparece lá: “3 assentos disponíveis” bem embaixo do valor promocional?

É exatamente isso que tratamos nesse item: ofertas focadas na conversão!

Pense que você já está trabalhando o relacionamento com aqueles leads mornos, ou ainda com quem já é seu cliente, e aí em algum determinado momento você lança a oferta arrasadora, com limitação de quantidade ou tempo, ou qualquer outro tipo de escassez que faça seus leads literalmente CORREREM pra comprar de você.

Desperte o senso de urgência dos seus leads em aproveitar a oferta o quanto antes e com isso você também aumentará suas vendas.

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Conclusão

Falamos aqui com um breve foco no Instagram, porque é a nossa especialidade, mas esse conteúdo aqui se aplica a qualquer outro canal de marketing do seu negócio, vamos repetir: use a criatividade!

Com essas dicas simples, com certeza você já pode mudar alguma coisa no panorama do seu negócio no instagram e vender o ano todo ao transformar seguidores em clientes.

Deixe seus comentários e dúvidas aí embaixo, estamos sempre aqui pra te ajudar com o seu negócio… #tamojunto