Esta é uma rede social que tem um espaço muito limitado para atrair a atenção de alguém. É por isso que, independente se é para o seu perfil pessoal ou para o seu negócio, você deve prestar atenção especial à criação da melhor e mais criativa biografia para Instagram!

Vamos te ensinar aqui tudo que você precisa saber sobre a famigerada seção da Bio do Instagram de forma bem fácil (com imagens e/ou vídeos de exemplos práticos), vamos te dar umas dicas bem maneiras e no final deste artigo você poderá bolar as melhores Biografias para o seu perfil, tanto pessoal quando do seu negócio.

Logo aqui embaixo desse texto, antes mesmo do Guia começar, tem um índice dos assuntos que vamos abordar, dá uma olhadinha primeiro no índice pra ir diretamente para o assunto que você precisa, ou então pode começar lendo normalmente como um guia mesmo, fique completamente à vontade. Então, bora lá aprender?

O Que é a Bio do Instagram?

Ela nada mais é do que o espaço onde você pode, de forma limitada, fazer uma breve descrição do que é e/ou do que se trata o seu perfil.

Neste espaço você pode incluir alguns resumos do que o seu seguidor (ou futuro seguidor) vai encontrar de conteúdo publicado nele. Quer um exemplo prático? Veja a imagem abaixo retirada de um dos perfis que gerenciamos:

Perceba que a Bio desse perfil possui descrições sucintas do que você vai encontrar nele:

  • “Dicas para economizar viajar mais e melhor!” – Aqui está bem claro que trata-se de um perfil “influenciador” onde serão divulgadas dicas de viagem, focadas em um micronicho específico: pessoas que querem dicas pra gastar menos nas suas viagens.
  • “Parcerias/Divulgações:” – É fácil aqui perceber que este perfil está aberto à parcerias com outros perfis, pessoas e/ou empresas, seja para divulgações de produtos e/ou serviços ou apenas trocas de conteúdo ou de engajamento com seguidores.
  • “Clique Dicas de Viagem Blog” – Uma chamada para ação (clique no link para conhecer o significado) de forma direta para um blog com dicas de viagem

No próximo tópico vou detalhar cada ponto desse, não sai daí.

Acho que agora com esse exemplo acima ficou um pouco mais claro entender a importância de planejar BEM como você vai ocupar esse espaço (que hoje está em 150 caracteres) tão importante que é a bio no instagram e que ela deve ser capaz de alcançar vários objetivos simultaneamente, certo?

Se tiver qualquer dúvida sobre esse ponto, deixa aí nos comentários do post lá no final da página ou procura a gente em qualquer canal de contato nosso ok? Dito isto, vamos seguir em frente com o nosso guia.

Para Que Serve a Biografia Para Instagram?

A Bio no Instagram pode ter primariamente 2 funções básicas:

  • Se Perfil Pessoal: Expor sua mensagem para o mundo
  • Se Perfil de Negócio: Alcançar, engajar, obter, e/ou fidelizar clientes

Agora, sobre o que colocar na bio, vamos comentar melhor agora cada um dos itens?

O Que Colocar No Perfil do Instagram

Bio de Perfil Pessoal

Quando eu digo que aqui você pode se expressar para o mundo, é porque em um perfil pessoal não existe uma regra exata de como preencher a Bio. Tem pessoas que colocam frases motivacionais e/ou de impacto, outras pessoas tentam seguir na mesma linha do exemplo que citei acima e resumir informações pessoais, enfim, você aqui pode brincar de fazer acontecer como quiser. Veja abaixo alguns exemplos de perfis pessoais com diferentes descrições:

Exemplo 4 de Biografia Para Instagram Pessoal Exemplo 3 de Biografia Para Instagram Pessoal Exemplo 2 de Biografia Para Instagram Pessoal Exemplo 1 de Biografia Para Instagram Pessoal

Bio de Perfil de Negócio

Aqui a coisa fica mais complexa. Se você tem um negócio e quer de fato ter resultados no instagram, não é que você não pode “expor sua mensagem ao mundo”, é que geralmente você quer alcançar potenciais clientes, você deseja ter mais seguidores, você deseja atrair pessoas qualificadas para comprarem seus produtos e/ou contratarem seus serviços, você quer que essas pessoas façam interações com você e o objetivo final de qualquer ação que te custou tempo e/ou dinheiro, é o retorno sobre o investimento (ou deveria ser).

Tendo isso em mente, você precisa seguir algumas boas práticas para potencializar seus resultados, e isso começa criando uma bio que chame atenção de quem visita seu perfil utilizando as nossas 4 dicas essenciais:

  • Expor do que se trata seu perfil: isso gerencia a expectativa de quem visita seu perfil e deixa a pessoa mais confortável e ciente do que vai encontrar lá, é o primeiro filtro para transformar prospects em leads;
  • Mostrar a personalidade da empresa: deixe as pessoas se identificarem com os valores da sua empresa. Sua empresa preza pelo meio ambiente e desenvolvimento sustentável? Se deixar isso claro na Bio, quem compartilha do mesmo pensamento vai imediatamente se identificar com a personalidade e vai te seguir e acompanhar tudo que você postar
  • Indicar como encontrar você: Você pode pensar também em formas de expor os seus contatos usando um perfil comercial (clique e veja no próprio site do instagram como funciona), exibindo botões clicáveis de e-mail, telefone e endereço (mapa) do seu negócio.
  • Convite a uma chamada para ação: Aqui é o ponto crucial onde, depois de você “fisgar” o seu visitante você pode direcioná-lo a fazer uma ação específica dependendo da sua necessidade, por exemplo: “Curta nossas fotos”, “siga nosso perfil”, “visite nosso blog”, “mande uma mensagem e receba um orçamento”, etc.

Veja abaixo alguns exemplos de Biografias de perfis de negócios no Instagram:

Biografia Para Instagram: Exemplo 1 de Perfil de Negócios Biografia Para Instagram: Exemplo 2 de Perfil de Negócios Biografia Para Instagram: Exemplo 3 de Perfil de Negócios Biografia Para Instagram: Exemplo 4 de Perfil de Negócios

Componentes da Bio Para Instagram

É importantíssimo entender todos os componentes que compõem a biografia do Instagram. A partir de agora, você pode detalhar e aperfeiçoar suas contas para que os usuários saibam exatamente o que você está pensando e o que esperar se seguirem você ou a sua marca com o que já aprendeu, mas vamos dar uma olhada rápida em todos os componentes da Bio para você não se perder.

Fotos de perfil

Seu perfil precisa conter uma foto, pode ser um logotipo, uma foto sua, imagem de um produto, tudo depende do tipo de perfil que estamos falando e suas necessidades. Na imagem abaixo um detalhe de onde fica a sua foto de perfil e como ela é visualizada no aplicativo do Instagram no celular:

Fotos de Perfil Instagram

A única coisa que sua foto precisa ser é: atraente e visível. Não importa se é um logo ou foto de produto, o importante é que ao “bater os olhos” na foto, consigamos decifrar rapidamente do que se trata o perfil. Lembre-se: uma imagem vale mais do que mil palavras (nesse caso, 150 caracteres da Bio – risos)

Algumas empresas e celebridades têm um ícone de perfil verificado em sua foto de perfil para identificá-las como sua conta original, mas ainda não é possível solicitar por conta própria essa verificação.

Nome de usuário e Nome

Seu nome de usuário aparece no topo da página de perfil, e será como outras contas podem marcá-lo.

Tanto o usuário quanto o nome são pesquisáveis ​​no campo de pesquisa do Instagram, portanto, chame-os com atenção. Veja abaixo onde fica cada um deles no seu perfil:

Nome de Usuário Instagram

Bio

Aqui você tem 150 caracteres para resumir seu perfil ou a sua empresa e, possivelmente, atrair mais seguidores e/ou clientes. Já citei alguns exemplos no tópico anterior nesse artigo, então é só rolar a tela um pouquinho pra cima e ver novamente os exemplos nos prints de tela de perfis ok?

Website

O Instagram tem apenas um lugar onde você pode vincular um site diretamente e ativamente, e isso está na sua biografia. Use este espaço com sabedoria:

Biografia Para Instagram: Espaço Site

Categoria (Perfil de Negócio)

A categoria que aparece sob o nome (no caso de perfil de negócio) está diretamente relacionada à categoria selecionada na página do Facebook vinculada.

Para esta função, você precisa de uma conta comercial. A capacidade de indicar que você é um restaurante ou uma figura pública em seu perfil do Instagram pode ser mais fácil do que ocupar um espaço precioso na sua Bio para expor a mesma coisa:

Categoria no Perfil de Negócio no Instagram

Destaque de Stories

O Instagram está o tempo todo implementando novas funcionalidades, e a que consideramos a mais legal delas é a possibilidade de deixarmos os Stories em Destaque, agrupados por “tema”. Antigamente os stories ficaram perdidos após passar as 24 horas de publicação, e hoje é possível deixar eles eternamente “salvos” ali nesses destaques, veja abaixo:

Destaque nos Stories do Instagram

Botões de chamada para ação (Perfil de Negócios)

Mais uma funcionalidade que é relativamente recente, implementada pelo time do Instagram, são esses botões que representam links adicionais para contas de negócios, o que pode ajudar a liberar espaço na biografia.

Antes disso, para essa função, as empresas escreviam seus endereços de e-mail e endereços físicos para ajudar os clientes a encontrá-los. Esses botões só aparecem na exibição do aplicativo, não na exibição da Web.

Você pode encontrar esses campos quando clicar em Editar perfil e, em seguida, clicar em Configurações de contato. Se você não vir esses campos, verifique se converteu sua conta em uma conta comercial.

Quando você adiciona informações a essa área, é possível remover a propriedade principal das suas fotos, a desvantagem é que você acessa facilmente as perguntas comuns de consulta.

E da mesma forma que estamos fazendo desde o início, segue abaixo uma imagem com um exemplo de todos os campos preenchidos:

Botões de Chamada Para Ação no Instagram

E-mail

Ao inserir um endereço de e-mail nesta opção, será gerado um botão de e-mail no seu perfil. O botão está abaixo de qualquer outra informação. Quando alguém (pense no seu cliente) clica em “E-mail”, o aplicativo solicitará a abertura do aplicativo de e-mail padrão no telefone já com seu e-mail preenchido e pronto para ser feito contato.

Endereço (Como Chegar)

Se o perfil negócio tratar-sede um negócio local, você pode colocar o seu endereço completo para ajudar os clientes a encontrá-lo facilmente. Quando os clientes clicam nesse botão, o aplicativo de mapa do telefone abrirá já com seu endereço preenchido como destino, facilitando a vida do seu cliente.

Ligação (Telefone)

Outra maneira de mostrar suas informações de contato em seu perfil comercial é adicionar um número de telefone. Quando alguém clica no  botão, aparece um aviso para ligar diretamente para a empresa.

Adicionar Hashtags e Links de Perfil em sua Bio

O Instagram lançou recentemente um novo recurso que permite incluir hashtags e links de perfil na biografia. Isso cria um mundo de novas oportunidades principalmente para os profissionais de marketing.

Por exemplo, se sua marca tiver várias hashtags ou perfis do Instagram para diferentes partes de sua empresa, você poderá incluir um link para suas outras hashtags/perfis em sua biografia, em vez de forçar sua audiência a procurá-las. Também torna mais fácil para as pessoas pesquisarem suas hashtags e perfis oficiais dentro do Instagram.

Considere uma marca como a Adidas. Não só eles têm vários perfis para diferentes regiões e partes da sua marca, mas também há algumas contas “confusas” (clones) que usam o nome da marca. Marcar as contas oficiais em sua biografia poderia garantir que seus seguidores soubessem o que é oficial e o que não é. Veja abaixo outro exemplo com o “Melhores Destinos”:

Bio Instagram Marcação de Perfil e Hashtag

Como marca, você não deseja que ninguém possa vincular-se na sua conta certo?

Felizmente, o Instagram nos oferece alguma proteção, permitindo que possamos controlar quem recebe o link da sua biografia para nossa conta. Sempre que alguém tentar inserir um link para seu perfil em sua própria biografia, você receberá uma notificação e poderá aceitá-lo ou rejeitá-lo. Se você negar isso, seu perfil ainda será exibido na biografia de quem te marcou, mas sem um link.

Idéias Criativas Para Criar Excelentes Biografias

Vimos que as empresas e pessoas usam sua Bio de formas variadas e muitas vezes bem criativas, a idéia aqui é te ajudar a responder a pergunta que sempre vêm à mente: “O que escrever no perfil do instagram?”

Já vimos muita coisa até aqui, mas vamos te dar mais exemplos visuais de bordagens que você pode usar para criar uma Bio campeã! Veja abaixo:

Política de Mídia Social

Veja o exemplo da Budweiser Brasil,  que especifica na Bio a idade mínima para o conteúdo postado (relacionado claro, à idade mínima permitida para consumo de álcool no país):

Se você possui um perfil com alguma restrição como essa, talvez usar o espaço da bio para descrever essa restrição seja interessante.

Conta Verificada

Não é a Bio propriamente dita, mas achamos interessante trazer essa informação também.

Para marcas mais famosas e também celebridades ou personalidades conhecidas, o Instagram provê um “selo azul” de conta verificada e “original”, visto que estes perfis têm probabilidade maior de ter contas falsas, ou contas clone, ou até mesmo contas de homenagem feitas por fãs, que fazem se passar pela oficial. Veja abaixo um exemplo:

Busca Perfil Instagram NeymarBio do Instagram do Neymar Oficial

Feliz, ou infelizmente, você não consegue verificar sua conta a hora que quiser, você precisa ser “escolhido” pelo Instagram para ter seu selo de autenticidade. Clique aqui para ler mais sobre no site do Instagram.

Frase de Impacto

Ultra conhecido pela temática reflexiva, o perfil do TED Talks usa simplesmente seu próprio slogan na sua biografia (em inglês), veja:

Exemplo de Bio Instagram do TED Talks